Logo11

Melhores Livros de Elena Ferrante

Melhores Livros de Elena Ferrante

Quais são os melhores livros de Elena Ferrante, essa romancista napolitana misteriosa que escreve sob pseudônimo, cercada de especulações e que ninguém nunca viu o rosto?

Descubra aqui nesse guia rápido e fácil quais são os melhores livros dela até 2024. Vamos lá?

1- A Amiga Genial

De 2011, esse é o Livro 1 da série de quatro livros conhecida como Série Napolitana, e conta a história de Elena e Lila que, num bairro pobre de Nápoles durante a década de 1950, criam uma amizade forte e verdadeira. 

O livro começa com a notícia do desaparecimento de Lila, fazendo Elena lembrar da sua história, onde ela era fascinada pela inteligência e ousadia de Lila. 

As duas garotas, embora bastante diferentes em personalidade, compartilham o sonho de sair vida dura em que viviam naquela Itália de pós-guerra.

É então que um conflito surge entre as famílias das pobres garotas, e seus caminhos tomam rumos distintos. Elena segue os estudos, enquanto Lila começa a trabalhar em uma fábrica de salsichas para sobreviver.

À medida que amadurecem, as complexidades da amizade das duas se aprofundam. O livro mosra as lutas e conquistas de ambas, explorando bem as personalidades das personagens,  e explorando temas como identidade, classe social e empoderamento feminino.

A Amiga Genial Elena Ferrante

Elena e Lila enfrentam desafios e traições ao longo dos anos e amizade delas é testada, quando ambas seguem caminhos divergentes.

A Amiga Genial é uma jornada emocional através de uma amizade que molda as vidas das protagonistas de maneiras profundas. 

Ferrante faz um romance detalhado, cheio de reviravoltas, enquanto explora os dilemas das mulheres em uma sociedade tradicional e patriarcal. 

Sua forma de escrever envolvente e a profundidade que Ferrante dá às personagens tornam a leitura uma experiência que prende a atenção dos leitoras, ansios para saber se elas continuarão sua amizade, ou a vida as separará.

  • Autor: Elena Ferrante
  • Editora: Biblioteca Azul
  • Tradução: Maurício Santana Dias

2- História do Novo Sobrenome: Juventude

No segundo livro da série napolitana (de 2012), Lila e Elena, agora em plena adolescência, enfrentam um mundo com transformação aceleradas nos anos 1960, em Nápoles.

Elena entra pra faculdade e se esforça para escapar das limitações impostas às mulheres. Lila está casada com Stefano Carracci mas não se submete aos papéis tradicionais das esposas e começa a trabalhar em uma loja de sapatos.

A rivalidade implícita entre as duas continua a marcar suas trajetórias, com ciúmes, alguns ressentimentos e uma ânsia constante por igualdade e sucesso.

O cenário político e social da Itália desempenha um papel importante nesse romance, e as duas amigas vivem intensamente o movimento estudantil e os protestos de 1968.

História do novo sobrenome: Juventude Elena Ferrante

As mudanças no país invadem suas vidas pessoais, influenciando suas escolhas e relações.

Elena mais uma vez não se atém à superfície e explora bastnate toda as possibilidades das personalidades intrigantes das duaas garotas (que alguns até mesmo dizem se tratar de 2 lados dela mesma).

O livro explora questões como descoberta da sexualidade, as ambiguidades do amor e os desafios da maternidade. Elena e Lila enfrentam dilemas emocionais complexos enquanto buscam encontrar sua própria identidade e voz. 

O livro mergulha nas complexidades das personagens, revelando suas esperanças, medos e sonhos. A grande questão é: qual será o fruto desse momento de everfescência cultura e política? Dessa época única de ambição e luta por independência, em um contexto histórico rico e dinâmico?

  • Autor: Elena Ferrante
  • Editora: Biblioteca Azul
  • Tradução: Maurício Santana Dias

3- História de Quem Foge e de Quem Fica

Escrito em 2013 por Elena Ferrante, o terceiro livro da “Série Napolitana” se passa em meados dos anos 1970, em mais um cenário político de fundo agitado na Itália. 

Esse livro tenta dar um foco difernciado para a vida pessoal das personagens, que agora estão mais maduras, mais adultas, e iniciaram seus próprios negócios pessoais.

Elena agora é uma escritora e mãe, enquanto Lila, divorciada de Stefano Carracci, administra uma mercearia e investe em projetos de computação.

O livro aborda principalmente a questão das consequências de escolhas passadas de Elena e Lila, enquanto continua o plano de fundo de constante competição e conexão profunda entre as amigas.

Mesmo focando nos projetos pessoais das personagens, Elena Ferrante ainda usa o plnao de fundo histórico e político durante a narrativa, abordando com pontos de vista interessantes a presença dos movimentos feministas e das lutas operárias. 

História de Quem Foge e de Quem Fica Elena Ferrante

A autora usa a questão da amizade duradora em contraste com o impacto das escolhas nas vidas de Lila e Elena para mostrar como lidamos com as consequências, como por exemplo, analisamos (ou percebemos) quem ficou e quem fugiu de nossas vidas.

Aliás, acredito mesmo que essas sejam questionamentos centrais que todos nós fazemos ao chegar em determinada altura de nossa vida, esse balanço e esse contraste do que era (e poderia ser) na juventude e o que se tornou de fato quando nos tornamos adultos.

Elena continua prendendo nossa atenção com um romance rico em detalhes e com personagens bem explorados, com a profundidade na medida certa para cada um, para envolver nossa atenção e ao mesmo tempo fazer uma análise geral da sociedade italiana.

Lila e Elena simbolizam as faces das mulhers modernas, as faces da própria autora e também simbolizam o nosso tempo, passando por décadas definidoras e crescendo. E por falar nisso, fica a pergunta, como será que nossas personagens vão crescer?

  • Autor: Elena Ferrante
  • Editora: Biblioteca Azul
  • Tradução: Maurício Santana Dias

4- História da Menina Perdida: Maturidade

Finalmente no quarto e último livro da Série Napolitana, escrito em 2014, nós chegamos àquela fase de vida das garotas (e de todos nós) que é ao mesmo tempo boa e nostálgica: a maturidade.

A história dá um certo salto e as duas amigas agora estão em meados dos anos 2000. Elena é uma autora reconhecida, e Lila administra uma empresa de informática, mas ambas carregam alguns fardos relativos a escolhas que fizeram no passado e que modlaram o seu destino.

A autora faz aqui várias reflexões interessantes sobre o envelhecimento e a busca pelo significado em nossas vidas. Quando ela fala da Menina Perdida, não é somente os parentes de Lila e Elena.

A Menina Perdida é também a própria menina internor dentro das duas, que por ironia é justamente como começou a série, lá no primeiro livro.

Com o plano de fundo de Elena enfrentando desafios familiares e Lila lutando para tocar o seu negócio de tecnologia e comprometida em desvendar segredos do passado, vê-se essa busca que todos nós temos de retornar à nossa pureza original, de renovar nossos votos que fizemos com nossos onhos mais puros lá no início da nossa vida.

Enquanto o romance sempre foca forte na amizade das personagens e a força que as mantém unidas, os elementos de identidade, família, poder feminino e até traição continuam a ser exploradas em profundidade.

O contexto social e político da Itália do século 21 também continuam presentes na narrativa. 

O História da Menina Perdida: Maturidade fecha a série com uma exploração profunda da amizade, do amor, da maturidade e do sentido da vida. A escrita cativante e os personagens densamente desenvolvidos de Ferrante tornam segundo os usuários uma leitura rica e prazerosa, que prende a atenção e sabe explorar as características dos personagens, como um romance deve fazer.

Alguns usuários chegam a dizer que devoraram esse livro em 2 dias, e a série chegam ao fim que os usuários dizem que foi totalmente nada do que eles imaginavam que seria.

  • Autor: Elena Ferrante
  • Editora: Biblioteca Azul
  • Tradução: Maurício Santana Dias

5- A Vida Mentirosa dos Adultos

Em A Vida Mentirosa dos Adultos, escrito em 2019, Elena Ferrante conta a história de Giovanna, uma adolescente típica de Nápoles, em meados dos anos 2000.

Giovanna está buscando sua identidade em meio a uma família complexa e uma sociedade napolitana e mundial mais ainda. 

Quando Giovanna escuta seu pai comparando-a com uma tia distante, ela se sente impelida a descobrir os segredos que sua família esconde.

Ao se aproximar de sua tia Vittoria, uma figura aparentemente desregrada e misteriosa, Giovanna se lança em um mundo de contradições e descobertas, onde ela questiona a natureza das relações familiares e a verdade sobre a vida dos adultos.

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

A jornada de Giovanna mostra o ponto de vista da pureza versus o mundo sujo e mentiroso dos adultos, as contradições, as hipocrisias a as consequências que tudo isso tem.

Não seria melhor se as pessoas não mentissem? Não seria tudo melhor, mais simples, mas humano? Elena Ferrante de forma muito interessante desvenda os segredos e as mentiras cercam a família de Giovanna, sempre contrapondo com a cidade e a sociedade de Nápoles, e seus comportamentos também hipócritas.

A escrita de Ferrante mergulha nas emoções e nas percepções de Giovanna, capturando as inseguranças, os desejos e as mudanças emocionais próprias da transição para a vida adulta. 

A Vida Mentirosa dos Adultos é uma bastante interessante e envolvente, pois de certa forma todos nós nos identficamos com o que Giovanna vê e sente. A grande questão é: como é que ela vai conseguir lidar com isso, vai se tornar diferente, ou vai ceder à mesma forma de agir de todos?

  • Autor: Elena Ferrante
  • Editora: Intrínseca
  • Tradução: Marcello Lino
Pedro de Alencar

Pedro de Alencar

Pedro é professor de Português e Inglês e ama ensinar, lecionar e empreender. Ele se formou primeiro em Belas Artes, mas foi no curso de Letras que ele se encontrou e descobriu sua maior paixão e meio de vida: os livros, a linguagem e a literatura. Leitor ávido, sempre buscou empreender nesse meio e atualmente possui alguns projetos de sucesso, sempre almejando levar às pessoas os melhores livros e popularizar a literatura.

LerÉBomDemais® 2024 – Todos os Direitos Reservados – Este site é participante do Programa de Afiliados do Mercado Livre e é remunerado pelas compras qualificadas efetuadas sem nenhum custo adicional para você